CIMEA se reúne para retomada dos trabalhos do Plano Municipal de Educação Ambiental

A Comissão Interinstitucional municipal de Educação Ambiental esteve reunida ontem (19) com o fim de retomar os trabalhos para construção do Plano Municipal de Educação Ambiental. Na pauta, a avaliação do Cronograma de trabalho e a preparação das oficinas.

A secretária de Meio Ambiente, Evany Lira, justificou a interrupção temporária dos trabalhos em razão de outras demandas urgentes da Secretaria e o respaldo dado pela Lei Municipal 828/23, que fez a previsão legal de 18 meses para a elaboração e encaminhamento da minuta do Plano para o Legislativo.

O planeamento realizado pelo CIMEA definiu pela realização de uma conferência, na segunda quinzena de abril, para debater com a sociedade os problemas e necessidades que o município apresenta na área ambiental, para comporem as ações educacionais.

Os eixos já propostos foram mantidos: Educação Ambiental Formal e Não-Formal, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Controle e Fiscalização Ambiental, Uso e Ocupação do Solo, Bem-Estar Animal e Convivência com animais domésticos em situação de rua.

O prefeito Atanael Wagmacker diz estar empenhado em apresentar para a sociedade mucuriciense um Plano Municipal de Educação Ambiental capaz de apresentar ações que venham a contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes: “Queremos que a Educação Ambiental esteja voltada para ações práticas, com estudos de temas da realidade local, para buscar soluções para as necessidades da comunidade. Mas que também contribuam para a sustentabilidade do planeta. Precisamos estar atentos às mudanças climáticas e aos grandes desastres ambientais. É urgente que façamos nossa parte” disse o prefeito.