Desafios, habilidades e atitudes foram as abordagens do tema “Profissão Educador” na segunda Jornada Pedagógica em Mucurici.

O tema foi trabalhado pelo palestrante através da música. E, Fabiano Brum, com sua guitarra, usou ícones da música popular brasileira, como: Caetano Velozo, Legião Urbana, Titãs, Jota Quest e até a banda britânica Dire Straits.

A Secretaria Municipal de Educação de Mucurici, segundo relato dos profissionais da educação, teve ponto alto na realização da II Jornada Pedagógica, com o Tema Profissão Educador: Desafios, habilidades e atitudes e com a escolha do palestrante: Fabiano Brun.

A secretária Municipal de Educação, Lucinélia Oliveira de Souza, diz que a palestra foi pensada com base nos desafios com os quais os profissionais da área têm que lidar no dia a dia das escolas; nas habilidades que precisam desenvolver para a boa atuação profissional e, nas atitudes de cada um para colocar a educação do município como um serviço de entrega de bons resultados para a população e, principalmente para a formação de cidadãos mucuricienses capazes de contribuir com a formação de uma sociedade justa e que preserve a cultura da paz. “Foi com o objetivo sensibilizar nossos profissionais e de motivá-los, quanto a importância da autoestima pessoal e também profissional, que pensamos esta jornada pedagógica. Estou muito feliz, pois o objetivo, de acordo com relatos dos próprios profissionais, foi atingido e ajornada foi um sucesso”, disse Lucinélia Souza.

Os relatos dos profissionais confirmam a fala da secretária. Maria Aparecida Xavier, pedagoga da Rede Municipal afirma que o tema abordado levou os profissionais a continuarem a exercer seu trabalho com confiança e mais leveza. “O tema abordado levou os profissionais a nunca perderem o foco: O aprendizado de nossos estudantes”. Aparecida disse ainda que “os momentos com o Fabiano Brun, deu uma levantada muito grande na nossa autoestima profissional. Precisamos continuar esperançando para fazer a diferença na vida dessas crianças!”.

Já a professora Adna Ribeiro da Silva diz que a jornada trouxe um momento carregado de energias positivas e deu exemplos, na vivência, de como o alto astral e o lúdico contribuem para a aprendizagem. “Momento de muita aprendizagem para nós colaboradores da educação de Mucurici. Um conteúdo motivacional carregado de energias positivas, alto astral e lúdico que só contribuiu para a nossa formação”, disse.

Para o prefeito Atanael Wagmacker o mundo mudou e para exercer a profissão de educador na atualidade é preciso muito mais que a formação intelectual. “Temos bons profissionais em nossa educação. Mas, o mundo tem mudado muito tanto do ponto de vista de inovações e tecnologias quanto do ponto de vista de novas formas de viver, novos núcleos familiares etc. e tudo isto está presente nas escolas e principalmente nas salas de aula. Ser professor, hoje, é um grande desafio. Por isto, mais que nunca, momentos como este de reflexão, de motivação e entrega de ferramentas que ajudem os profissionais da educação a encarar os novos desafios é uma necessidade”, disse o prefeito. Atanael disse ainda que a palestra do Fabiano Brun levou também a ele a uma reflexão.

A reflexão através da música

Fabiano Brun, dos acordes de sua guitarra, e em companhia de ícones da música popular brasileira como: Titãs, Caetano Velozo, Legião Urbana, Jota Quest e até da banda britânica Dire Straits; levou os profissionais da educação a refletirem sobre a postura profissional do profissional da educação frente aos desafios da atualidade.

Com Jota Quest e seus “Dias Melhores” levou os presentes a reflexão de que não é possível viver profissionalmente apenas na espera de dias melhores, mas que é preciso, através de atitudes, e com o uso das habilidades de cada um, construir estes dias melhores. E, reforçou que nenhum profissional carrega em seus ombros a responsabilidade de projetar e construí estes dias melhores que o profissional da educação.

Brun trouxe os Titãs para dizer aos professores que “Quem espera que a vida / Seja feita de ilusão / Pode até ficar maluco / Ou morrer na solidão”, mas que “Toda pedra no caminho / Você pode retirar” e seguir na construção dos “Dias Melhores” de que fala o Jota Quest.

O palestrante motivou ainda mais os participantes afirmando a eles que apesar de serem eles que carregam nos ombros a responsabilidade da construção destes “Dias Melhores”, que eles não estão sozinhos. Que há mãos estendidas, dispostas a participar e a promover esta construção. Para esta reflexão, Brun trouxe Caetano Velozo, que nos primeiros acordes já tirou a plateia das cadeiras do Teatro Municipal e cantou, em única voz o seu famoso hit musical “Sozinho”.

Com Caetano, Brun ofereceu dois pontos de reflexão: a presença do professor na vida do aluno e a dos gestores na vida, tanto pessoal quanto profissional, do professor.

“Por que você me esquece e some? / E se eu me interessar por alguém? E se ela de repente me ganha? / Quando a gente gosta / É claro que a gente cuida / Fala que me ama/ Só que é da boca pra fora”, com estes versos Brum tratou tanto de temas recorrentes com os quais o professor depara no dia a dia, como: famílias desajustadas e drogas; quanto da valorização profissional. “Quando a gente gosta / É claro que a gente cuida”, disse Brun aos professores, à secretária municipal de Educação e ao prefeito municipal, presentes no evento.