Mucurici a partir de abril terá autossustentabilidade em energia limpa

Hoje, em fase de teste, foram ligadas as turbinas de duas das três usinas de energia solar fotovoltaica, que tornarão Mucurici autossustentável em energia limpa, sustentável e econômica”.  Atanael Wagmacker – Prefeito Municipal

Com a presença do prefeito Atanael Wagmacker, dos diretores da EDP, dos vereadores e de investidores, foram ligadas hoje (30), as turbinas de duas, das três usinas fotovoltaicas que transformarão Mucurici em um município autossustentável em energia limpa, sustentável e econômica. O empreendimento conta com três usinas, e a terceira também está em fase bastante adiantada. As usinas devem entrar em operação no final do mês de abril.

O vice-presidente da EDP, Paulo Fernando Sá Ribeiro de Faria afirmou que estes são empreendimento contínuos. “São três usinas, que somadas vão alimentar 3 (três) mil residências, com um investimento de aproximadamente 17 milhões”. O vice-presidente lembrou que todo o complexo foi construído com mão de obra local, e destacou não ter havido nenhum incidente.

Paulo Faria afirmou também que esta usina tem uma característica muito forte de sustentabilidade. “Ela não só não emite, ela evita que sejam emitidas toneladas de CO²”.

Jorge Guerrero, Gestor de Poder Público da EDP, reafirmou o valor de, aproximadamente, 17 milhões nas três usinas do município, mas destacou que, neste ciclo, serão investidos recursos na ordem dos 200 milhões no ES.

Guerrero agradeceu e registrou a interação do município com pronto atendimento às necessidades da empresa para a instalação do empreendimento, e afirmou que “Sem os alvarás, sem os licenciamentos, não teríamos feito tudo isto aqui, com a celeridade que conseguimos fazer. A gente atua em todo o Brasil e, em se tratando de prefeituras, não são todas as que dispensam o tratamento que encontramos aqui. Viemos para ficar.”,

O prefeito Atanael Wagmacker afirmou que a instalação das usinas fotovoltaica em Mucurici abriu as portas para o futuro: “A instalação desta usina para nós representa a abertura das portas para o desenvolvimento, uma vez que torna o município autossustentável em energia limpa. Esta é uma realidade que, com certeza, será um atrativo para a instalação de novos empreendimentos no município”.

Atanael disse ainda que a expectativa é pela geração de emprego e renda para os mucuricienses. Mas que não esconde a felicidade de ver o município sair na frente rumo à geração de energia limpa e atingir a sustentabilidade neste setor. “Já foram ligas as turbinas de duas usinas e a terceira será ligada em poucos dias. É assim que trabalhamos, buscamos e apoiamos projetos importantes para Mucurici”, afirmou.

O prefeito disse ainda que a participação da Câmara de vereadores foi fundamental e que contribuiu para a celeridade da obra.

O evento contou com a participação de todos os vereadores, que através de seu presidente, Ronaldo Fagundes, reafirmaram o compromisso em colaborar com o município na busca de desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.