Considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – é uma gastronomia rica, que combina sabor, história e cultura em pratos saudáveis e coloridos.
Em parceria com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o município de Mucurici inicia, hoje (11) e vai até o dia 13 (quarta-feira), o curso de Cozinha Mediterrânea. O curso tem a duração de três dias e oferece 15 vagas, gratuitas, que foram todas preenchidas.
A oferta do curso pelo Poder Público Municipal tem dois objetivos bem definidos: oferecer conhecimento qualificado sobre gastronomia aos empreendedores da área de alimentação, e enriquecer a culinária do município para o atendimento a turistas e visitantes, fortalecendo o município como destino turístico no Norte do Estado.
A Culinária Mediterrânea
A cozinha mediterrânea preza pelo natural e orgânico, engloba a ingestão de menos gordura e produtos industrializados, mantendo o foco em ingredientes frescos e nutritivos no dia a dia, até em suas formas de preparo. Daí o fato de estar muito atrelada a dietas saudáveis.
Itens que mais se destacam na cozinha mediterrânea
Legumes e verduras
Como dissemos, as saladas de folhas frescas são características da culinária. Além disso, o uso de tomates, cebola, abobrinha e berinjela dão ainda mais sabor a pratos típicos, como o ratatouille.
Peixes e frutos do mar
Mexilhões, ostras, moluscos, mariscos e peixes como o tradicional bacalhau são estrelas em pratos principais ao redor do Mar Mediterrâneo. Os peixes e as carnes, normalmente suínas, são frequentemente marinados durante horas em temperos diversos.
Grãos, oleaginosas e leguminosas
O trigo é o queridinho dessa categoria, mas o grão-de-bico e a lentilha têm presença forte. Castanhas, amêndoas, soja e milho também são ingredientes típicos.
Iogurtes e queijos
Muitas vezes, em um bom tempero de salada, o iogurte grego é protagonista. O queijo feta em cubos também costuma dar bastante sabor a esse tipo de prato tradicional da cozinha mediterrânea.
Temperos e mais
Nada aqui é feito sem um bom tempero, composto, em maioria, por alho, sais naturais, limão e ervas aromáticas. Ainda, azeitonas ou alcaparras e o azeite são características marcantes de quase todos os pratos da culinária mediterrânea.
Você precisa fazer login para comentar.