Mucurici realiza, hoje, a X Conferência Municipal de Assistência Social

Mucurici está realizando, hoje (29), a X Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Reconstrução do SUAS: o Suas que temos e o Suas que queremos”. O evento está sendo realizado no Cras, e conta com participação do prefeito Atanael Wagmacker, dos vereadores Otávio, Reinaldo e da vereadora Eliana e, da sociedade organizada.

O tema da Conferência está divido por cinco eixos: financiamento; controle social; articulação entre os segmentos; serviços; programas e projetos; e benefício e transferência de renda.

Da Plenária desta conferência serão extraídas dez deliberações que serão encaminhadas para a conferência estadual, e cinco para a União. Ainda serão escolhidos quatro delgados para participar da XV Conferência Estadual de Assistência Social.

A secretária Municipal de Assistência Social, Dalyane Moreira, afirmou que a grande luta que o SUAS vem empreendendo é pela fixação do orçamento da União e do Estado. Falou das dificuldades que os municípios enfrentam com os cortes no orçamento para atender aos programas da assistência e garantir os direitos sociais aos beneficiários.

Dalyane Moreira destacou que o município de Mucurici tem muito a percorrer para chegar ao SUAS que o município quer, mas que, no município, já foi vencida a luta por um orçamento fixo, e que o Governo Municipal disponibiliza 6,6% do Orçamento para cofinanciar as políticas de Assistência Social. “Não podemos dizer que Mucurici cumpre seu papel arcando com a contrapartida devida pelos municípios. Mucurici faz muito mais. O município custeia os programas, projetos e ações da Assistência Social, apesar de o governador Casagrande ter dobrado o cofinanciamento do Estado, este ano”, afirmou a secretária.

O prefeito Municipal, Atanael Wagmacker, disse que o governo municipal trabalha de forma integrada, e que aos 6,6% do Orçamento Municipal destinados ao cofinanciamento das ações do SUAS, podem ser acrescidos outros recursos, que via outras secretarias, como Educação e Saúde, atendem às necessidades dos beneficiários do SUAS no município, como foi o atendimento oftálmico aos alunos da rede municipal com consultas e entrega de óculos a aqueles que dele necessitavam e, caso necessário, o encaminhamento  para atendimentos especializados.

O prefeito destacou também, uma ação que está sendo iniciada com atendimento odontológico domiciliar a pessoas com necessidades especiais e ou acamados e que faz a doação de próteses aos pacientes que delas necessitarem. Atanael destacou também o Planejamento familiar, que em parceria com o Estado, vem oferecendo, inclusive, a inserção de DIO, e realização, na maternidade São Mateus, de cirurgias de vasectomia e laqueadura.