Mucurici realiza mega mutirão de limpeza e combate à Dengue

O mutirão terá início na segunda-feira (18) nos bairros Caxias e Niteroi e vai até sexta-feira (22) na sede. Depois seguirá para a vila de Água Boa e distrito de Itabaiana.

Com equipe multidisciplinar, que envolve as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Educação e Obras e Serviços Urbanos, Mucurici dá início na próxima segunda-feira (18), um mega mutirão de limpeza e combate à Dengue.

O mutirão acontecerá na sede, entre os dias 18 e 22 e, semana seguinte seguirá para a Vila de Água Boa e posteriormente para o distrito de Itabaiana. As ações terão início às 8:00 horas e se estendem por todo o dia.

O mutirão terá duas vertentes: Educação Ambiental e Limpeza e Combate à Dengue. Segundo a secretária Municipal de Meio Ambiente, Evany Lira, a pasta que representa terá trabalho focado na Coleta Seletiva e no Bem-Estar Animal. “A proposta de trabalho com equipe multidisciplinar tem por objetivo alcançar o melhor resultado possível no combate ao Aedes Aegypti, mas se estende à promoção do bem-estar para todos. A Coleta Seletiva é ferramenta importantíssima no combate à Dengue, mas também na saúde geral da população e do Meio Ambiente. Daí a importância do mutirão”, disse Evany Lira.

A secretária de Saúde, Emanuele Rodrigues, reforça que a ação é pelo bem-estar de todos; e que os esforços conjuntos estão sendo canalizados pelas equipes para o combate à Dengue. “Combater a Dengue não é apenas desenvolver ação de combate ao mosquito. É mais que isto. É eliminar as possibilidades de desenvolvimento do mosquito. Daí, a importância da limpeza dos quintais e da orientação sobre a Coleta Seletiva”, afirma.

Para a secretária de Educação, Lucinélia Oliveira, o mutirão é uma oportunidade ímpar para a promoção da educação ambiental e, afirma, que alunos da Rede Municipal, residentes no bairro, acompanharão os trabalhos, para posteriormente, discuti-los na escola. “Selecionamos alunos representantes de turmas e residentes no bairro onde acontecem as ações. Eles participarão acompanhados pela escola, e trarão as vivências do mutirão para o debate com os colegas. Penso que será uma experiência enriquecedora”, afirmou.

O prefeito Atanael Wagmacker afirma que todos os esforços estão sendo canalizados para que os resultados sejam positivos para a população, tanto na preservação da saúde como do bem-estar de todos. “O objetivo da iniciativa é eliminar qualquer possível espaço onde o mosquito possa se proliferar, além de conscientizar a população sobre a prevenção à doença e sobre os cuidados com a saúde. Uma cidade limpa, bem cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem nela. É esta nossa aposta”, finaliza o prefeito.