O QUE É O CORONAVÍRUS? (COVID-19)

TRANSPARÊNCIA

ACESSE ABAIXO AS INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPARÊNCIA DE CONTRATAÇÕES EMERGENCIAIS EM RESPOSTA À COVID-19

OUVIDORIA

Em caso de sugestões, recomendações, denuncias e outros, acesse a ouvidoria municipal por meio do telefone

PUBLICAÇÕES OFICIAIS

O QUE VOCÊ PRECISA SABER E FAZER.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

COMO PREVENIR O CONTÁGIO

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
Evite aglomerações se estiver doente
Mantenha os ambientes bem ventilados
Não compartilhe objetos pessoais

FORMAS DE TRANSMISSÃO

A transmissão da doença costuma ocorrer por meio de tosse, saliva, catarro ou espirro, toque ou aperto de mão em pessoas contaminadas, além de contato com objetos contaminados.

PREVENÇÃO

Cuidados com a higiene evitam a transmissão do Coronavírus:
– Lave as mãos usando água e sabão com maior frequência que de costume.
– Use álcool em gel sempre que possível.
– Não toque os olhos, a boca e o nariz sem higienizar as mãos.
– Não compartilhe alimentos e utensílios.
– Evite proximidade com pessoas que apresentem sintomas respiratórios.

Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos. Jogue o lenço no lixo após o uso e higienize as mãos.

QUAIS SÃO SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?

Os sinais são, principalmente, respiratórios, sendo os mais importantes:
– febre;
– tosse;
– dificuldade para respirar.

QUEM DEVE FICAR ATENTO?

A pessoa que apresentar febre, sintomas respiratórios e tiver história de viagem para o exterior nos últimos 14 dias. Quem apresentar sintomas respiratórios e teve contato próximo com caso suspeito ou confirmado da doença também é considerado caso suspeito.

Em casos de sintomas leves, semelhantes a um resfriado comum (coriza e espirro) ficar em casa em repouso, com boa alimentação e hidratar-se. Pessoas com sintomas de doenças respiratórias graves com febre, tosse e dificuldade para respirar e estiveram recentemente em viagem para o exterior, ou que tiveram contato indivíduos com sintomas ou confirmação da doença, devem procurar imediatamente um serviço de saúde.

Se você se identifica com a situação acima procure um serviço de saúde usando máscara.

UNIDADES DE SAÚDE E UMIM

As Unidades de Básicas de Saúde do município estarão atendendo os casos suspeitos e atendendo ao pacientes com as medidas necessárias, seu funcionamento é de segunda a quinta de 07:00 às 16:30 horas e sexta 07:00 às 13:00 horas.

A UMIM estará atendendo os casos suspeitos mais graves e atendendo conforme protocolo do Ministério da Saúde, seu funcionamento é de 24 horas por dia, todos os dias da semana.

RECOMENDAÇÕES

Recomendações para pacientes e familiares sobre isolamento domiciliar devido a suspeita de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19)

TELEFONES DE CONTATO:

Secretaria Municipal de Saúde:
(27) 9.9242.1973

UMIM:
(27) 3751.1056

Unidade de Saúde Elisbela Alves Bredoff – Mucurici:
(27) 3751.1394

Unidade de Saúde Heuller Santiago de Souza – Assentamento:

Unidade de Saúde Antônio João de Couto – Itabaiana:
(27) 3751.3140

Obs.: Em caso de sintomas ligue para um estabelecimento de saúde para maiores informações.