VACINA CONTRA COVID-19 EM MUCURICI

No dia 21 de janeiro de 2021, chegaram as primeiras doses da vacina contra o coronavírus–a CoronaVac , em Mucurici. Foram enviadas pelo Ministério da saúde para o Estado do Espírito Santo que distribuiu aos Municípios.

O Município de Mucurici, na primeira remessa (dia 21), recebeu o montante de 30 doses.

A vacinação segue o protocolo do Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde e das resoluções complementares da SESA (Secretaria de Estado da Saúde do Espirito Santo).

Os grupos prioritários iniciais são os profissionais de saúde que estão na linha de frente , a equipe vacinadora e a equipe do SAMU.

Segundo o Secretário de Saúde de Mucurici, o Dr. André Wagmacker ,no dia 25 de janeiro, chegaram mais 17 doses da vacina, que ainda é insuficiente para vacinar toda a equipe e trabalhadores da saúde. E a medida que as novas vacinas forem chegando, os grupos de risco prioritários serão vacinados de acordo com as determinações do ministério da saúde.

“É um grande passo esse início de vacinação! Sabemos que pela dificuldade de produção de vacinas em quantidade suficiente e da grande procura mundial por estas mesmas, a vacinação será por etapas. A medida que esses grupos forem sendo vacinados, outros grupos prioritários, como: pacientes de 75 anos, pacientes acima de 60 anos, pessoas com comorbidades e demais grupos de risco também serão vacinados. Vale ressaltar que, neste momento, os cuidados de prevenção e controle da propagação do CoronaVírus devem continuar, mesmo aqueles que receberam as doses da vacina. Eles devem continuar mantendo o distanciamento social, utilizando máscara, álcool em gel e lavando bem as mãos”, afirma o Dr. André Wagmacker.