Mucurici dá início à elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental

O Governo Municipal de Mucurici, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Educação, em parceria com a Câmara Municipal, o Incaper e instituições da sociedade civil e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIMEA), realizou terça-feira (25), a primeira reunião de planejamento para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental.

A ação tem como objetivo o Planejamento de ações a serem executadas para a construção de Políticas Públicas Municipais. Durante a reunião foram aprovadas as ações iniciais que subsidiarão o debate com a sociedade para a elaboração do plano.

O grupo elaborou um cronograma de ações, aprovou a aplicação de questionário preliminar de percepção de trabalho sobre educação ambiental e a realização de oficinas com eixos temáticos relacionados à educação ambiental, para acolhimento de propostas, que servirão de base para a construção do Plano.

Para as oficinas, o grupo elegeu eixos temáticos relacionados com a realidade do município e com o cumprimento da legislação pertinente: Educação Ambiental formal, Educação Ambiental não formal, Saneamento Básico, Resíduos Sólidos, Controle Ambiental – licenciamento e fiscalização, Uso e Ocupação do Solo e Bem Estar Animal e a Convivência com animais domésticos em situação de rua.

A secretária Municipal de Meio Ambiente, Evany Lira, afirma que a elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental é uma vontade do prefeito Atanael Wagmacker, que vem somar com as exigências ambientais do Milênio, e que visa garantir o direito constitucional que preconiza que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

“A instituição de um Plano Municipal de Educação Ambiental, com a abrangência da educação formal e não formal tem o objetivo de fortalecer a criação e troca de saberes, a partir da reflexão das questões ambientais locais, pautadas no diálogo com a comunidade escolar, e com a sociedade; com o fim de instituir as políticas públicas, mas, mais que isto, criar oportunidades para a construção de responsabilidades individuais e coletivas na sociedade mucuriciense”, finaliza a secretária.